segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caminhando e cantando e seguindo a canção

Postado por Unknown 19.11.12

Como resposta ao período ditatorial em que o Brasil se encontrava nos anos 60, o Movimento Tropicalista acreditava que o socialismo seria a melhor saída para acabar com as barbaridades cometidas pele regime vigente na época. 

Intelectuais e artistas, principalmente baianos, se juntaram e protestaram como podiam. A música foi o melhor jeito de expressar toda essa revolta e a tão famosa canção "Pra não dizer que não falei das flores", que repercutiu em todo o país, tornando-se hino de vários protestos, é a prova de que esse sentimento estava presente em todos os brasileiros. 

O Brasil nunca teve de fato um revolução mas, a Tropicália foi um manisfesto que fez toda a população vibrar e lutar contra uma ditadura cruel que ainda hoje é lembrada pelo medo que espalhou pelo país. Mas, se essa revolução tivesse acontecido, como estaríamos hoje? Será que seriamos uma prisão disfarçada de paraíso como Cuba? Pode ser que uma revolução como manda as regras, nós não tenhamos,mas, tivemos sim uma revolução na postura da população, uma revolução cultural brasileira.

"se tivéssemos, talvez, chegado ao socialismo [nos anos 60] não me interessa saber o que o socialismo faria do Brasil mas, o que o Brasil faria do socialismo"  Caetano Veloso.

Comentários