domingo, 13 de janeiro de 2013

O papel da charge no jornal impresso

Postado por Unknown 13.1.13


A charge não é meramente uma ilustração, ela constitui um gênero opinativo no Jornalismo, assim como o editorial, a coluna, o artigo, entre outros. Porém, a charge costuma despertar mais a atenção dos leitores do que esses outros principalmente devido a ilustração. De forma descontraída e bem humorada, o chargista expõe sua opinião em um breve desenho, ajudando a contextualizar o leitor, geralmente retratando um momento político atual, que possui notícias de destaque no jornal em que é veiculado.

A charge foi ganhando tanta importância nos últimos tempos, que um estudo realizado por Agostinho (1993, p. 314) constatou que o público, em reconhecimento, “a vê como matéria jornalística inserida nas páginas de jornais e revistas”.

O principal objetivo da charge é fazer uma crítica a algo que está acontecendo, de forma objetiva e simples. Porém, para entender a charge é preciso que o leitor esteja antenado aos acontecimentos. Sem a compreensão do leitor, a charge é meramente um desenho que está enfeitando a página do jornal, nada além disso.


Texto para a disciplina de História do Jornalismo Brasileiro
Aula do dia 07/01/13
Ass: Márcia Antônia Dias Catunda

Comentários