segunda-feira, 19 de novembro de 2012

2000 – A junção da moda de todas as décadas

Postado por Maria Isabella 19.11.12
Ao se fazer uma retrospectiva da história da moda, é fácil perceber que, em cada década, perdurou um estilo e um modo de viver característicos, o que muitas vezes era evidenciado pela maneira com as pessoas se vestiam. A moda, portanto, trazia à tona as características da sociedade que vivia aquele período histórico.

Os anos 30, por exemplo, foi uma época marcada pela crise econômica causada pela queda da bolsa de valores de New York, o que refletiu também na moda: as mulheres passaram a usar roupas de corte reto e cabelos mais compridos. Com o início da Segunda Guerra Mundial, na segunda parte dos anos 30, começou a surgir o estilo militar no vestuário feminino, no qual predominava a chamada cor ‘verde-militar’.

Com a chegada do novo século, o que parece é que surgiu o questionamento ‘ Porque não misturar as características de cada década em um só estilo?’. Os anos 2000, então, revolucionaram a moda ao juntar o ar feminino dos anos 50, o colorido que marcou os anos 60, a energia característica dos anos 70 e toda a ostentação dos anos 80. O novo século foi marcado por um mix de tendências atemporais, que marcava a permanência da pós-modernidade.

Nos anos 2000, o que passou a predominar nas vestimentas foi a personalidade, o que se caracterizou em uma enorme conquista, já que agora a sociedade passou a visar mais o ‘gosto’, e não mais o que era ditado como certo ou errado. O paradigma de que o estilo romântico não se misturava com o ‘rock style’ foi quebrado. A partir dos anos 2000, a moda passou a viver a era da diversidade.

Comentários