É apresentando uma releitura mais delicada da utilização do couro que Diego Panassol faz a criação de suas peças. Entrevistado no Curso de Jornalismo de Moda na Web, o artista nos transmitiu a essência do seu trabalho autodidata de quase três anos e sua aposta na exclusividade de cada peça através de uma experiência única com cada cliente.
Diego se formou em Marketing e estagia no espaço cultural da UNIFOR, foi unindo estas duas áreas de conhecimento que retirou referências para o processo criativo de seu trabalho. Tudo começou após o convite de uma amiga para iniciar a produção de sapatos de couro, se capacitou através de tutoriais no YouTube, aprendendo desde criar os moldes até fazer suas próprias ferramentas. Hoje, após o fim da parceria, Diego continua o seu trabalho sem nenhuma equipe:
" Primeiro que não confio em outras pessoas para fazer isso, porque dou o meu sangue para isso [...]. (Além da falta de) pessoas capacitadas, tenho alguns amigos da moda, mas eu não sinto que exista um preparo, uma vocação, eles fazem moda, mas eu não fiz moda e aprendi a fazer isso com a força de vontade. E eu gosto desse prazer manual, de [...] construir um mundo em cima de uma fôrma, de um sapato. "
Dois fatores são peculiares em seu trabalho, o primeiro é a releitura do couro como material e a unicidade de suas peças. A escolha do couro para trabalhar vem de um gosto pessoal, além da resistência do material, da facilidade do corte e da colagem. Diego afirma que procura contrariar a caracterização do couro como algo pesado e rústico já tradicionalmente implantado em certas peças: "parece que se está em uma romaria", assim investe no conceito de "regionalismo contemporâneo".
Par criado para Naiana Rodrigues Par criado para Gabriela Dourado
Já quando indagado quanto a sua unicidade, o artista responde com uma pergunta: "Vocês se sentem bem se sentindo parte de uma produção em série?". A principal especificidade de seu trabalho é a de não haver nenhuma outra peça igual àquela que ele criou, "independente de outra pessoa ver aquele trabalho e queira copiar, não vai ser o mesmo". Diego defende a essência de cada peça sua, esta trabalhada através de uma experiência com o cliente em que se observa suas referências e sua personalidade construindo uma história daquele sapato ou bolsa. Seu marketing é feito em cima de si mesmo, ao usar alguma peça sua muitas pessoas o pedem para fazer algo para elas também, isto porque não concorda com a massificação de seu trabalho que poderia acarretar na perda de sua identidade. Assim, pode-se perceber a paixão de Diego pela suas peças, algo louvável quando se trata de um mundo em que tudo é produzido em série preocupando-se apenas com o lucro e esquecendo a identidade de cada produto.
Contatos:
(85) 98127143
Fotos: Aline Medeiros



