quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Estratégias Jornalísticas

Postado por Unknown 23.1.13

O jornalismo é uma instituição que tem a função de atender ao interesso da população. O jornalismo deve está a serviço do público. O grande problema é que na história do jornalismo muitas foram às vezes em que este deixou de atender aos interesses da população para atender os interesses de empresas e de governos. Para amenizar essa problemática, surgiram estratégias, como a busca pela imparcialidade e pela objetividade.

No jornalismo brasileiro, o princípio da objetividade começou a ser aprimorado nos anos 20. Foi nesse período que houve uma espécie de importação do modelo jornalístico norte-americano. A partir dos anos 50, o jornalismo começa a omitir o seu ponto de vista com a finalidade de ser imparcial.

Segundo o autor Clóvis Filho, para reforçar o distanciamento do jornalista com o que ele escreve, surgiram várias práticas e técnicas para ajudá-lo nesse sentido em que a buscar da objetividade torna-se o fazer jornalístico. “As novas práticas eram também convenientes aos repórteres, a quem interessava o maior distanciamento possível do conteúdo de suas reportagens, eximindo-se, assim, de responsabilidades éticas e até jurídicas” destaca o mesmo autor em seu livro Ética na Comunicação.

Alguns defendem que não existe imparcialidade no jornalismo, outros defendem que não há objetividade. “A objetividade, jornalisticamente falando, é o esforço do jornalista para conseguir que seu conhecimento seja objetivo, ou seja, verdadeiro, adequado ao objeto que conhece” defende Clóvis Filho em seu livro.

A objetividade e a imparcialidade são dois temas bastante recorrentes nas discussões acadêmicas. Não há jornalista totalmente objetivo e imparcial, isso é fato. Mas há jornalista que busca essa imparcialidade e objetividade em suas matérias. Essas são estratégias que ajudam o jornalista a contar um fato amenizando as suas impressões e opiniões sobre o mesmo.

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