quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Foi-se o tempo do flaneur

Postado por Camila Holanda 27.12.12

No final do século XIX, a imprensa brasileira passou por profundas transformações, acompanhando as mudanças mundiais. Era inaugurado o Jornalismo Moderno, com inovações mecânicas, divisão do trabalho e racionalização de custos. Nesse momento, a informação passa a ser tratada como produto e surge uma linha de produção.

Cena de Tempos Modernos, 1936

Se antes o jornalista por si só decidia o que seria publicado e quando, agora ele cobre a pauta que lhe é proposta. Isso dentro de uma Instituição, inserido numa hierarquia, dentro um horário determinado.  Agora ele é um operário da informação. Nesse contexto de hierarquia-linha-de-produção, surge o profissional especializado: uma pessoa faz a pauta, outra escreve a matéria, outra edita, outra faz a diagramação. Aquela aura romântica do jornalista que passeia pela cidade em busca de uma pauta é substituída pelo perfil industrial.  



E atualmente, o Jornalismo passa por outra transformação: com o advento da internet, das redes sociais e das novas tecnologias, pessoas comuns podem virar notícia, podem fazer um furo de reportagem. Em entrevista cedida às alunas do curso de Comunicação Social da UFC, Isabella Miranda e Camila Holanda, Glauber Filho, que é cineasta formado em Comunicação pela UFC e atual professor da Universidade de Fortaleza, comentou o assunto: “por conta das novas tecnologias, e sem perder o parâmetro para essa análise as redes sociais da internet, onde você produz a informação, você produz conteúdo, você edita, você filma. Você pode fazer tudo, inclusive o próprio Jornalismo sem precisar de uma emissora, sem precisar estar num jornal, impresso ou revista.” Além disso, o professor destaca a latente ideia da interdisciplinaridade e, por causa disso, afirma que os recém-formados devem buscar conhecimentos em diversas áreas.


É comum vermos fatos noticiados em blogs, por exemplo, e irmos confirmar a veracidade da notícia no portal de um grande jornal (às vezes o próprio blogueiro faz esse link). Além disso, é comum ouvirmos expressões como “aconteceu mesmo, saiu no jornal!”. Tais costumes expressam a importância do papel do jornalismo bem produzido na sociedade. E, por isso, o jornalista, nesse contexto das redes sociais, deve reafirmar seu caráter de fonte de informação confiável, com credibilidade.


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